segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Sankt Pauli, mais do que um clube





O Sankt Pauli é o clube de futebol de um bairro com o mesmo nome na cidade alemã de Hamburgo. Neste momento, encontra-se na segunda divisão da Bundesliga. O Sankt Pauli é conhecido mundialmente pela combatividade dos seus apoiantes. São anti-racistas e antifascistas. Envergam uma bandeira negra com a caveira, como a dos piratas. As suas coreografias são arrojadas e os cânticos imprimem uma alegria entusiasmante nos estádios.

No passado dia 2 deste mês, o Sankt Pauli jogou contra o principal rival, o Hansa Rostock. Depois da partida, o encontro era notícia por televisões e jornais de todo o mundo. Apesar das centenas de efectivos policiais, geraram-se tumultos durante várias horas. Tudo começou com as provocações da torcida do Hansa, conhecida pelas simpatias nazis. Ao longo do jogo, faziam a saudação romana e provocavam os adeptos do Sankt Pauli. Contudo, foi a equipa de Hamburgo que saiu feliz. Venceu por duas bolas a zero.

O momento do jogo aconteceu quando Naki Jubel, alemão de origens turcas, do Sankt Pauli festejou o golo marcado. Correu para junto dos adeptos do Hansa Rostock que o insultavam e faziam a saudação nazi. Olhou-os e passou um dedo pelo pescoço. Depois do jogo, sob o apoio entusiástico dos ultras do Sankt Pauli e sob o ódio dos nazis do Hansa Rostock, os jogadores vitoriosos embrulharam-se nas bandeiras piratas da claque antifascista e Naki Jubel espetou a bandeira do clube na relva do Hansa. Houve, de imediato, uma tentativa de invasão de campo por parte dos adeptos da casa, que foi impedida pela polícia. Lá fora, os confrontos duraram horas.


RETIRADO DO SEGUINTE BLOG http://radiomoscovo.blogspot.com/

sábado, 14 de novembro de 2009

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

domingo, 1 de novembro de 2009

Dabbie Harry





Antonio Sergio - 1950 - 2009




António Sérgio, o mítico locutor de rádio, faleceu esta madrugada devido a um ataque cardíaco.
Sérgio, de 59 anos, dedicou 41 anos da sua vida à rádio, a face mais visível de uma paixão pela música, que com tanta generosidade ofereceu atrás do microfone a várias gerações de ouvintes.

Depois de começar na Renascença no final dos anos 60, António Sérgio deixou no seu legado programas como Som da Frente, Grande Delta, Loiras, Ruivas ou Morenas, e claro, os dez anos de Hora do Lobo, na Rádio Comercial. No final de 2007, depois de ser dispensado pela Comercial, Sérgio mudou-se para a Radar FM para apresentar Viriato 25, programa que invadia o ar no início das suas queridas madrugadas.

«Uma das funções da rádio é espalhar magia: nós não temos cara, temos vozes, e isso ajuda a incendiar o imaginário dos ouvintes. E esta rádio de hoje, coitada, não incendeia absolutamente nada. Põe o ouvinte a um canto e diz-lhe: ouve isto, que não te maça, não te assusta, não te provoca, não te faz comprar discos. Outra verdade: a rádio de hoje não te faz comprar discos as rádios de autor conseguiam fazer as pessoas ter paixão por comprar música», disse António Sérgio numa entrevista à revista Blitz, no final do ano passado.

O velório do 'John Peel' português está marcado para as 18h00 deste domingo na Basílica da Estrela, em Lisboa.

Aqui pode-se fumar

Aqui pode-se fumar