
Arnaldo Otegi, ex-líder do extinto movimento independentista basco Batasuna, considerado o braço político da ETA, foi este sábado libertado em San Sebastián, onde cumpriu uma pena de 15 meses.
«Otegi saiu às 07:25 e há muitas pessoas lá fora» para o receber, confirmou por telefone à agência France Press um funcionário daquele estabelecimento prisional, situado nos arredores de San Sebastián.
Arnaldo Otegi, 50 anos, foi encarcerado a 8 de Junho de 2007, após confirmação, pelo Supremo Tribunal espanhol, de uma condenação a 15 meses de prisão, poucas horas após o fim de umas tréguas com a ETA.
O ex-lider do Batasuna, que também foi membro da ETA, foi acusado de ter incentivado o terrorismo durante uma homenagem a uma figura histórica do grupo separatista basco.
Ao sair da prisão, Arnaldo Otegi pediu o regresso ao diálogo para que seja encontrada uma solução para o problema politico basco e a libertação de «todos os presos políticos bascos».
